A melhor solução para o Corretor de Imóveis
A melhor solução para o Corretor de Imóveis
Dúvidas sobre a legalização de imóveis
O que é ITBI?
Imposto sobre transmissão de bens imóveis (ITBI) - Cálculo do Imposto. A base de cálculo é o valor venal dos bens ou direitos transmitidos, assim entendido o valor pelo qual o bem ou direito seria negociado em condições normais de mercado para compra e venda.
O que é uma certidão de imóvel?
A certidão é o documento que contém todo o histórico de domínio de um imóvel, comprovando a atual situação jurídica do mesmo.O que é escritura?
Na prática, a escritura é o instrumento que torna pública a intenção de compra e venda de um imóvel de todas as partes envolvidas no negócio. E o documento é feito para garantir que todos os trâmites sejam realizados de acordo com a lei. Em seguida, é feito o registro, que significa a transferência de titularidade definitiva do imóvel em questão. Lembrando que no caso de imóveis financiados, o registro somente será feito após todas as parcelas do crédito serem quitadas. Quando tudo estiver pago, o próprio banco emitirá um documento, que deve ser levado ao cartório para que o proprietário obtenha o registro
O que é Laudêmio?
O laudêmio, na verdade, não é um imposto, e sim um valor cobrado sobre transações que envolvem imóveis em áreas pertencentes à União. Exemplos de imóveis dessa natureza são os que ocupam a faixa de litoral a até 33 metros da linha da maré alta. Quem define exatamente essas áreas é o Serviço de Patrimônio da União (SPU). Também se enquadram na regra os imóveis que estão ao redor de instalações militares ou áreas de fronteira.
O que é contrato de financiamento?
O contrato de financiamento é um contrato emitido por uma Instituição Financeira no processo de compra e venda. O contrato determina uma operação (o financiamento) em que a parte financiadora (banco) fornece recursos para que outra parte (comprador) possa executar algum investimento específico previamente acordado (compra do imóvel). Diferentemente de empréstimo, os recursos do financiamento devem ser investidos conforme consta no contrato de financiamento. No contrato de financiamento constará todas as condições aprovadas na carta de crédito do comprador, o período da contratação, o número de prestações, os valores liberados etc. Importante também ressaltar que o contrato de financiamento é um documento com força de escritura pública. Ou seja, a partir da sua assinatura, ele é registrado junto ao Cartório competente para atualização da matrícula do imóvel.
Como é o cálculo do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)?
O imposto a ser recolhido na compra de um imóvel é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis ou Intervivos (ITBI) para a Prefeitura. No município de Recife, por exemplo, o percentual é de 3% do valor do imóvel. Porém, se for apresentada a promessa de compra e venda com um prazo de até 30 dias após a assinatura da promessa de compra e venda o adquirente terá desconto de 1,8% no ITBI (para compra à vista). Já para imóveis financiados, no valor do financiamento terá um desconto de 1% no valor financiado e a promessa, se a data da assinatura for até 90 dias após a assinatura do contrato de financiamento, terá um desconto de 1,8%. No momento do preenchimento dos formulários para solicitação do referido imposto, o consumidor declara um valor para o imóvel, porém a prefeitura pode ou não concordar com o valor declarado pelo consumidor, pois a atribuição final é da prefeitura.
O que é inventário?
O inventário é o procedimento de identificação e partilha dos bens deixados por uma pessoa que faleceu. Ele tem o objetivo de organizar o patrimônio da família de modo que a divisão dele se dê de maneira justa, de acordo com os direitos de cada membro. É o inventário que regulamenta a partilha e garante a transmissão da posse dos bens. Assim, ele é indispensável para formalizar o direito dos herdeiros.
Quem tem desconto no Cartório de Imóveis quando está adquirindo primeiro imóvel financiado?
Quem está adquirindo imóvel pela primeira vez e nunca teve imóvel registrado em seu nome.
Comprei um imóvel com financiamento do banco, após o término do pagamento da última parcela como devo proceder para regularizar o imóvel?
O contrato de compra e venda de um imóvel adquirido com financiamento bancário é feito com alienação fiduciária, ou seja, é um contrato definitivo e não precisa lavrar nenhuma outra escritura. Para regularizar o imóvel após o término do pagamento da última parcela, basta solicitar junto ao banco a carta de quitação e averbar este ato no Registro de Imóveis.
Quais impostos que incidem sobre o registro de um imóvel financiado?
- Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
Imposto do Cartório de Imóveis
Obs: O cálculo do imposto do ITBI a ser pago é baseado no valor de mercado estabelecido pela Prefeitura Municipal. Já o Cartório de Imóveis é determinado através da avaliação do ITBI (que tem como parâmetro a tabela do Tribunal de Pernambuco).
Dúvidas sobre Financiamento Imobiliário
Como é formada a minha prestação?
Nos financiamentos habitacionais, a prestação mensal é composta por:
Encargo principal - parcela de amortização e de juros mensais;
Encargos acessórios - taxas de administração, Seguros de Morte e Invalidez Permanente(MIP) e Danos Físicos ao Imóvel (DFI).Como posso usar o FGTS no meu contrato habitacional?
- Utilizar como entrada no financiamento;
- Amortizar o saldo devedor, ou seja, reduzir o prazo ou o valor do encargo;- Pagar até 80% do valor da prestação;
- Liquidar o saldo devedor.Qual o valor mínimo de entrada?
Para imóveis residenciais você deverá ter, no mínimo, 10% do valor de avaliação do imóvel e para comerciais a entrada mínima é de 30%. Todos os valores estão sujeitos à análise de crédito.
Quais os indexadores de correção do crédito imobiliário?
Os financiamentos imobiliários são indexados pela TR (Taxa Referencial) e pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
Qual a melhor forma de financiamento apartamento: Tabela Price ou SAC?
A escolha, nesse caso, é bastante pessoal. Na Tabela Price o comprador paga juros maiores e o valor das parcelas tende a aumentar. No entanto, a primeira prestação é menorer. Pelo SAC os juros são menores e as prestações vão ficando mais baratas, mas a primeira é maior.
Depois de aprovado o financiamento apartamento, quanto tempo tenho para começar a pagar as prestações?
Quando o financiamento imobiliário é feito através de um banco ou instituição financeira, geralmente a primeira parcela é paga 30 dias após a assinatura do contrato. A vantagem é que o comprador, nesse caso, pode optar por pagá-las diretamente pelo débito automático ou através de boletos. Este prazo costuma ser o mesmo para as demais modalidades, mas ele pode ser negociado.
Qual a diferença entre Prefixado Taxa Fixa, atualização do Saldo Devedor pela TR ou IPCA e a Poupança?
O saldo devedor é atualizado todos os meses na data escolhida para vencimento dos encargos pelo indexador contratado (TR ou IPCA) e, posteriormente, amortizado pelo valor da parcela de amortização apurada no pagamento do encargo mensal, independente do sistema de amortização escolhido. Numa operação com taxa fixa, o saldo devedor não sofre reajuste, permitindo uma maior previsibilidade das parcelas futuras. O Crédito Imobiliário Poupança é um produto pós-fixado onde a TR corrige o saldo devedor dos contratos, não compondo a remuneração de juros cobrados mensalmente.
Sou obrigado a pagar seguros do financiamento imobiliário? Como eles são calculados?
Sim, os seguros de morte e invalidez e de danos físicos ao imóveis são obrigatórios e servem para cobrir as despesas em caso de óbito de um dos compradores e também possíveis danos que ocorram ao imóvel durante o período de financiamento. Eles são calculados tendo como base a taxa sobre o valor de avaliação do imóvel e as taxas da apólice sobre o valor do financiamento apartamento ao percentual de pactuação de renda dos compradores. Por outro lado, o comprador também tem a obrigação de pagar alguns encargos. Eles podem variar de acordo com a modalidade de financiamento casa, mas de uma forma geral são calculados em função do sistema de amortização, do saldo devedor, do prazo restante do contrato e das taxas de juros.
Quais são os documentos básicos para a contratação de um Financiamento Imobiliário?
Comprador(es) PF: Documento oficial de identificação, Comprovante de renda atualizado, emitido no máximo há 2 meses;
Imóvel: Certidão Atualizada de Inteiro teor da Matrícula;
Uso do FGTS: Última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita Federal;
Vendedor(es) - PF: Documento oficial de identificação, Comprovante de estado civil;
Vendedor(es) - PJ:
- Representante Legal: Documento de identificação;
- Empresa Ltda ou Firma individual: Documento de constituição e alterações devidamente registradas e Certidão Simplificada da Junta Comercial;
Sociedade Anônima (S/A): Estatuto Social e Ata de Eleição da última Diretoria publicada no Diário Oficial.
Quais as diferenças entre Price e SAC?
SAC:
- Prestações: Decrescente;
- Amortizações: Constante;
- Vantagens: Saldo devedor diminui mais rápido e as parcelas decrescem;
- Criticidade: Parcela inicial maior em relação á tabela Price.
Price:
- Prestações: Constante;
- Amortizações: Crescente;
- Vantagens: Valor da prestação é o mesmo durante o financiamento e a prestação inicial á menor em relação á calculado pelo SAC;
- Criticidade: Saldo devedor diminui mais lentamente em relação a SAC, o valor das prestações não diminui.
- Envie sua dúvida
Sobre nós
Nossa missão
Serviços
Endereço
Rua Padre Carapuceiro, 752, Sala 1505, Empresarial Vicente do Rego Monteiro, Boa Viagem, Recife - PE.
Próximo ao Shopping Recife.
Receba a Gestão News